Metalvix Engenharia

English Português (Brasil)

Engenharia e estruturação de negócios

Inovação

Wind Fence

Wind Fence, nome dado a uma barreira para reduzir a velocidade do vento, é um sistema de controle e proteção ambiental na emissão de particulados, que se apresenta como uma solução sustentável com significativos ganhos para empresa e o meio ambiente. Com tolerância a ventos de até 120 km/h, ele é composto por estruturas metálicas e telas de polipropileno, apresentando eficiência de até 80% na redução da emissão de particulados.

 

A utilização desse sistema, para a redução da velocidade do vento natural sobre pilhas de materiais diversos, tais como minério  de ferro, coque e cavaco de madeira nos pátios das usinas é recente. Esta necessidade surge em função de leis de proteção ambiental e de controle de poluição cada vez mais restritivas a diversos setores industriais que necessitam de grandes pátios de estoque de materiais a céu aberto.

 

A sustentação das telas se dá por meio de torres metálicas. Embora tais torres atendam a função para a qual se destinam, em instalações convencionais, elas são feitas em perfis de aço treliçado, com aproximadamente 55 a 60 elementos soldados com peso médio de 7,6 toneladas por torre. Além disto, necessitam de grandes bases de concreto e podem provocar interferências indesejáveis em tubulações de água, ar comprimido, gases e cabeamento. Devido a estas características técnicas, as torres de suporte da Wind Fence atualmente existentes, apresentam custos elevados de fabricação, montagem e instalação, bem como exigências de adaptação das redes e tubulações que passam nos limites dos pátios de armazenagem de materiais.

 

Assim, a Metalvix, juntamente com a MCA Tecnologia de Estruturas, apresentou ao mercado uma solução inovadora de instalação da Wind Fence que não apresenta as desvantagens acima citadas. Essa nova estrutura compreende uma torre metálica composta por uma coluna tubular central e quatro elementos estruturais de tração, que por meio de esticadores que são tensionados e ancorados no solo, em quatro fundações independentes, no entorno da fundação do tubo central. A nova configuração proporciona a estabilidade com tensegridade à estrutura, principal característica da presente torre de suporte de forças devidas ao vento.

 

Essa melhoria estrutural teve sua patente registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e apresenta muitas vantagens em relação a estrutura convencional, das quais podemos citar:

 

       Redução de 70% das fundações e volumes de concreto;

       Redução de 40% do prazo de implantação;

       Redução de 30% do custo global de implantação.


Metalvix Engenharia

Tel.: 55-27-3375-6666 - CEP: 29090-390 - BRASIL - PABX: 55 (27) 3328-1933 / Av. Carlos Moreira Lima, 453 - Bento Ferreira, Vitoria/ES

TaKe 1

www.metalvix.com.br / www.metalmec.com.br - © Copyright 2017 - Todos os direitos reservados.